Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa política e privacidade. aceitar
Eventos corporativos: por que sua empresa deve fazer um
Eventos corporativos são uma ótima alternativa para empresas, principalmente quando o assunto são confraternizações de fim de ano.
Mas elas não são a única alternativa, sabia?
Existem diversos tipos de eventos corporativos que podem acontecer ao longo do ano todo, de acordo com a necessidade e o objetivo.
Quais são os tipos de eventos corporativos?
Eventos corporativos podem ser divididos em diversas categorias, de acordo com a necessidade de cada situação, confira:
Congresso
Os congressos acontecem em um determinado período de tempo, geralmente para um público segmentado. O objetivo principal é apresentar e debater assuntos de interesse em comum deste público, com a presença de autoridades do segmento abordado.
Conferência
A conferência nada mais é do que uma reunião com a participação de especialistas no assunto abordado, para que seja debatido. Normalmente é conduzida pelo conferencista, o presidente de mesa, que recebe perguntas e atua como moderador.
Convenção
É muito parecido com o congresso, mas é feito de maneira mais interativa e dinâmica para que haja interação de todos. Por isso, geralmente acontece entre colaboradores de uma mesma empresa ou entidades empresariais que buscam soluções para um mesmo objetivo.
Seminário
O seminário é composto por uma sequência de atividades feitas por especialistas no assunto. O principal objetivo é incentivar o desenvolvimento e a capacitação dos envolvidos.
Workshop
Parecido com os cursos, o workshop funciona como uma oficina, na qual os participantes participam ativamente após a apresentação da proposta.
Feira
A feira reúne diversas empresas com o objetivo de expor produtos, serviços e lançamentos, para um público específico – apenas demonstrações, nada do que é exposto pode ser comercializado na feira.
Treinamento e cursos
Ambos são feitos em curto prazo, com o objetivo de transmitir determinado conhecimento e ensinar determinada prática.
Palestra
A palestra é um evento de curta duração, que aborda um tema específico e relevante para os presentes através de um especialista.
Confraternização
Confraternização, geralmente no fim do ano, é uma reunião informal realizada entre os colaboradores de uma empresa, com o objetivo de entreter, reunir e estimular os envolvidos. É comum em datas comemorativas, principalmente natal e ano novo.
Quais as vantagens de fazer um evento corporativo?
O evento corporativo, seja ele qual for, traz muitas vantagens para a empresa e os envolvidos – de todos os lados.
Permite, de um modo geral, estreitar o relacionamento entre clientes, fornecedores, funcionários e parceiros. Há algumas vantagens, porém, que valem a pena ser destacadas:
Gera networking
Toda conversa gera conhecimento, porque é uma troca. Imagina estar em um espaço com profissionais, empresas, fornecedores, colaboradores, disponíveis para trocar experiências, contatos, telefones e informações?
Motiva colaboradores
Festas de fim de ano, por exemplo, premiações, enfim. A partir do momento em que o colaborador sente que seu trabalho foi valorizado, que sua ideia foi ouvida, que a empresa pensa no seu bem estar, oferece um momento de lazer e interação, isso influenciará diretamente na qualidade do trabalho e na produtividade ele.
Traz autoridade
Eventos com especialistas, as melhores novidades do mercado, por exemplo, mostram que a empresa é autoridade no assunto e está garantindo seu posicionamento no mercado.
Contato direto com a persona
Alguns eventos permitem contato direto com os clientes, então é uma ótima oportunidade para analisar o comportamento e a realidade dessa persona, quais as necessidades dela, o que ela gosta, o que ela quer, enfim. Pesquisa de campo e humanização, através de um relacionamento mais estreito. Quando o cliente se sente ouvido, ele deixa de ver a empresa como uma empresa e passa a admirá-la.
Abre as portas
Todos os itens anteriores abrem as portas para novos negócios, novas ideias e novas soluções. Abre as portas do mercado para sua empresa, e vice-versa.
O que fazer para organizar um evento corporativo?
Para organizar um evento corporativo é importante se atentar ao investimento, planejamento, planos de ação, entre outros detalhes que vou te contar.
Para isso, o planejamento deve ter as respostas das seguintes perguntas:
1. Qual meu objetivo com o evento?
Determinando o objetivo, é mais fácil responder as outras perguntas.
- Atrair novos clientes
- Fechar novos negócios
- Lançar um produto novo
- Estimular meus colaboradores
- Capacitar minha equipe
2. Quanto eu tenho de recursos disponíveis para investir?
Defina quanto de dinheiro há disponível e quanto você está disposto a investir.
3. Quem é o público-alvo do evento?
- Colaboradores
- Fornecedores
- Parceiros
- Especialistas
- Clientes
4. Onde será feito o evento?
- Hotel
- Fazenda
- Salão
- Na própria empresa
- Buffet
5. Quais serviços vou contratar?
- Buffet
- Som
- Iluminação
- Atração especial
- Palestrantes
- Aluguel de mesas e cadeiras
- Garçons
A resposta dessas perguntas é a base de tudo. A organização é essencial para que o evento seja um sucesso. Pesquise, o que está em alta nos eventos? O que os colaboradores gostariam? E os clientes?
Assim como a pesquisa é importante para criar um novo produto, ela é importante ao fazer eventos, também.
Planejar é pesquisar, ouvir, organizar e fazer.
Quais as próximas tendências em eventos corporativos?
Já que houve um aumento no investimento em eventos corporativos, é necessário ficar de olho no mercado de eventos e descobrir quais as próximas tendências para a área em 2019 no Brasil!
Sustentabilidade
A redução de material impresso, de produtos descartáveis e qualquer emissão de poluentes ou excesso de resíduos é uma preocupação pertinente. Eventos podem ser muito ameaçadores para o meio ambiente, devido ao lixo gerado, principalmente corporativos, que envolvem papéis, panfletos, degustações em utensílios descartáveis, e por aí vai.
Para evitar esse problema e ajudar o meio ambiente, as empresas tendem a ter uma atenção especial em 2019 à sustentabilidade, usando materiais recicláveis, reaproveitáveis e virtuais. Uma alternativa muito bacana tem sido o seed paper e o sprout pencil, que são papéis e lápis que podem ser plantados!
Quer saber quais são as outras tendências? Contamos tudo na nossa Newsletter de novembro, inscreva-se e fique por dentro das melhores novidades do mercado de eventos, casamentos e festas em geral!