Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa política e privacidade. aceitar

Flor flutuante
Banner Informativo

Eventos corporativos: por que sua empresa deve fazer um

Eventos corporativos são uma ótima alternativa para empresas, principalmente quando o assunto são confraternizações de fim de ano.

Mas elas não são a única alternativa, sabia?

Existem diversos tipos de eventos corporativos que podem acontecer ao longo do ano todo, de acordo com a necessidade e o objetivo.

Quais são os tipos de eventos corporativos?

Eventos corporativos podem ser divididos em diversas categorias, de acordo com a necessidade de cada situação, confira:

Congresso

Os congressos acontecem em um determinado período de tempo, geralmente para um público segmentado. O objetivo principal é apresentar e debater assuntos de interesse em comum deste público, com a presença de autoridades do segmento abordado.

Conferência

A conferência nada mais é do que uma reunião com a participação de especialistas no assunto abordado, para que seja debatido. Normalmente é conduzida pelo conferencista, o presidente de mesa, que recebe perguntas e atua como moderador.

Convenção

É muito parecido com o congresso, mas é feito de maneira mais interativa e dinâmica para que haja interação de todos. Por isso, geralmente acontece entre colaboradores de uma mesma empresa ou entidades empresariais que buscam soluções para um mesmo objetivo.

Seminário

O seminário é composto por uma sequência de atividades feitas por especialistas no assunto. O principal objetivo é incentivar o desenvolvimento e a capacitação dos envolvidos.

Workshop

Parecido com os cursos, o workshop funciona como uma oficina, na qual os participantes participam ativamente após a apresentação da proposta.

Feira

A feira reúne diversas empresas com o objetivo de expor produtos, serviços e lançamentos, para um público específico – apenas demonstrações, nada do que é exposto pode ser comercializado na feira.

Treinamento e cursos

Ambos são feitos em curto prazo, com o objetivo de transmitir determinado conhecimento e ensinar determinada prática.

Palestra

A palestra é um evento de curta duração, que aborda um tema específico e relevante para os presentes através de um especialista.

Confraternização

Confraternização, geralmente no fim do ano, é uma reunião informal realizada entre os colaboradores de uma empresa, com o objetivo de entreter, reunir e estimular os envolvidos. É comum em datas comemorativas, principalmente natal e ano novo.

Quais as vantagens de fazer um evento corporativo?

O evento corporativo, seja ele qual for, traz muitas vantagens para a empresa e os envolvidos – de todos os lados.

Permite, de um modo geral, estreitar o relacionamento entre clientes, fornecedores, funcionários e parceiros. Há algumas vantagens, porém, que valem a pena ser destacadas:

Gera networking

Toda conversa gera conhecimento, porque é uma troca. Imagina estar em um espaço com profissionais, empresas, fornecedores, colaboradores, disponíveis para trocar experiências, contatos, telefones e informações?

Motiva colaboradores

Festas de fim de ano, por exemplo, premiações, enfim. A partir do momento em que o colaborador sente que seu trabalho foi valorizado, que sua ideia foi ouvida, que a empresa pensa no seu bem estar, oferece um momento de lazer e interação, isso influenciará diretamente na qualidade do trabalho e na produtividade ele.

Traz autoridade

Eventos com especialistas, as melhores novidades do mercado, por exemplo, mostram que a empresa é autoridade no assunto e está garantindo seu posicionamento no mercado.

Contato direto com a persona

Alguns eventos permitem contato direto com os clientes, então é uma ótima oportunidade para analisar o comportamento e a realidade dessa persona, quais as necessidades dela, o que ela gosta, o que ela quer, enfim. Pesquisa de campo e humanização, através de um relacionamento mais estreito. Quando o cliente se sente ouvido, ele deixa de ver a empresa como uma empresa e passa a admirá-la.

Abre as portas

Todos os itens anteriores abrem as portas para novos negócios, novas ideias e novas soluções. Abre as portas do mercado para sua empresa, e vice-versa.

O que fazer para organizar um evento corporativo?

Para organizar um evento corporativo é importante se atentar ao investimento, planejamento, planos de ação, entre outros detalhes que vou te contar.

Para isso, o planejamento deve ter as respostas das seguintes perguntas:

1.   Qual meu objetivo com o evento?

Determinando o objetivo, é mais fácil responder as outras perguntas.

  • Atrair novos clientes
  • Fechar novos negócios
  • Lançar um produto novo
  • Estimular meus colaboradores
  • Capacitar minha equipe

2.   Quanto eu tenho de recursos disponíveis para investir?

Defina quanto de dinheiro há disponível e quanto você está disposto a investir.

3.   Quem é o público-alvo do evento?

  • Colaboradores
  • Fornecedores
  • Parceiros
  • Especialistas
  • Clientes

4.   Onde será feito o evento?

  • Hotel
  • Fazenda
  • Salão
  • Na própria empresa
  • Buffet

5.   Quais serviços vou contratar?

  • Buffet
  • Som
  • Iluminação
  • Atração especial
  • Palestrantes
  • Aluguel de mesas e cadeiras
  • Garçons

A resposta dessas perguntas é a base de tudo. A organização é essencial para que o evento seja um sucesso. Pesquise, o que está em alta nos eventos? O que os colaboradores gostariam? E os clientes?

Assim como a pesquisa é importante para criar um novo produto, ela é importante ao fazer eventos, também.

Planejar é pesquisar, ouvir, organizar e fazer.

Quais as próximas tendências em eventos corporativos?

Já que houve um aumento no investimento em eventos corporativos, é necessário ficar de olho no mercado de eventos e descobrir quais as próximas tendências para a área em 2019 no Brasil!

Sustentabilidade

A redução de material impresso, de produtos descartáveis e qualquer emissão de poluentes ou excesso de resíduos é uma preocupação pertinente. Eventos podem ser muito ameaçadores para o meio ambiente, devido ao lixo gerado, principalmente corporativos, que envolvem papéis, panfletos, degustações em utensílios descartáveis, e por aí vai.

lápis semente plantável sustentabilidade eventos corporativos

Para evitar esse problema e ajudar o meio ambiente, as empresas tendem a ter uma atenção especial em 2019 à sustentabilidade, usando materiais recicláveis, reaproveitáveis e virtuais. Uma alternativa muito bacana tem sido o seed paper e o sprout pencil, que são papéis e lápis que podem ser plantados!

papel plantável eventos corporativos

Quer saber quais são as outras tendências? Contamos tudo na nossa Newsletter de novembro, inscreva-se e fique por dentro das melhores novidades do mercado de eventos, casamentos e festas em geral!