cerimonialista

Cerimonialista: qual o papel dele no evento?

Entenda qual é o papel dos cerimonialistas no casamento e saiba a importância de contratar este profissional! 

Planejar um casamento envolve diferentes atividades, pessoas e recursos. Além disso, é necessário disponibilidade de tempo para pesquisar, ligar, conversar, calcular, analisar e gerenciar todas as informações do evento. Para evitar sobrecargas e auxiliar o casal a realizar o casamento dos sonhos, existe um profissional ideal: o cerimonialista. 

Saiba qual é o papel do cerimonialista no casamento.  

O que é um cerimonialista? 

É um profissional (ou uma equipe) que coordena e assessora um evento, seja ele uma conferência corporativa ou um casamento. A nomenclatura varia bastante (cerimonialista, assessor, organizador), pois a profissão não tem uma regulamentação específica e suas funções também dependem de cada pessoa. De forma geral, esse profissional utiliza seus conhecimentos, seus contatos e sua capacidade de gestão para planejar e acompanhar uma ocasião.  

Um cerimonialista de casamento contribui com sua própria expertise para auxiliar o processo de tomada de decisão do casal e criar um momento inesquecível.  

Cerimonialista x Buffet de casamento 

É importante se atentar para não confundir responsabilidades. O cerimonialista está envolvido em diferentes áreas do casamento, podendo ser uma delas, inclusive, o buffet. Porém, ele funciona apenas como um representante do casal, expressando suas preferências, conferindo se está tudo conforme o combinado e acompanhando o serviço contratado.  

Já o buffet cuida dos preparativos e execução dos fatores relacionados aos alimentos e bebidas — reposição, apresentação, equipamento, atendimento etc. – e decoração, como é o nosso caso. É importante levar em consideração a qualidade, o comprometimento e a confiança passados por um buffet com anos de estrada, afinal, não dá para deixar o casamento dos sonhos nas mãos de qualquer aventureiro. O barato pode sair caro!  

Para evitar confusões, o ideal é confirmar as funções de cada um antes de fechar o negócio e tirar dúvidas sempre que elas surgirem. 

Preciso de um cerimonialista para planejar casamento? 

A experiência profissional e de mercado de um cerimonialista é fundamental para planejar o grande dia. Se está na dúvida, é preciso afzer uma pergunta muito importante: o casal tem disponibilidade para lidar com toda a cerimônia sem um profissional do lado? E por disponibilidade, dizemos: 

  • Tempo para realizar todo o planejamento e organização; 
  • Estado emocional do casal (tanto antes quanto no grande dia); 
  • Disposição de coordenar diferentes pessoas. 

É importante ter em mente que, embora o casal sempre tenha amigos e familiares dispostos a ajudar com as tarefas, vale lembrar que o cerimonialista tem toda uma bagagem profissional que o capacita para lidar com imprevistos, situações delicadas e pessoas variadas. Isso libera o casal e todos os entes queridos para curtir a festa! 


 

Entenda o papel do cerimonialista no casamento 

Como mencionamos, o papel do cerimonialista irá variar conforme o profissional. É possível procurar uma assessoria completa, parcial ou apenas um cerimonial para o dia. Tudo vai depender do que você deseja. Algumas funções são:  

  1. Realizar o briefing do casamento

Isso significa conhecer o perfil do casal, apresentar algumas sugestões e auxiliar a decisão sobre o tamanho, estilo, data, local, orçamento, cronograma etc. Ou seja, é esquematizar as expectativas, preferências e limitações do casal.  

  1. Sugerir fornecedores

Recomendar buffet, fotógrafo, espaço, confeitaria, músicos, decoração e todos os detalhes que envolvem a contratação de profissionais.  

  1. Ajudar na negociação e acompanhar a execução de serviços

O cerimonialista também pode intermediar a negociação, comunicando-se com os fornecedores e marcando reuniões ou visitas. Ele também analisa os contratos, gerencia os pagamentos e garante que tudo esteja sendo executado conforme combinado.  

  1. Orientar e assessorar tarefas e eventos adicionais

Escolha de elementos como cores, decoração, menu, convites, etc. Além disso, chá de lingerie, despedida de solteiro e outras ocasiões podem fazer parte do pacote.  

  1. Coordenar todo o evento no dia do casamento

Se houver uma cerimônia antes da festa (em uma igreja, por exemplo), o cerimonialista confere a decoração, recepciona convidados, ajuda na entrada da noiva, etc. Depois, ele vai para o local da festa para verificar se todos os itens e profissionais contratados estão presentes, acompanha os horários, recepciona os noivos, confere a lista de convidados e supervisiona toda a logística — desde organização de filas até as músicas que deverão ser tocadas. 

Quer se inspirar para montar um casamento incrível? Confira o nosso post sobre ilhas gastronômicas, que combinam buffet e decoração! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 SANTA MARIA BUFFET | Todos os direitos reservados. | JSIMEIRA